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O marketing olfativo, como aliado nas vendas, ganha cada vez mais espaço. Isso porque, estamos mais sobrecarregados de estímulos visuais do que nunca. E, de fato, estudos mostraram que, quanto mais somos estimulados, maior a dificuldade para captar nossa atenção.
A saturação visual é capaz de causar um certo nível de cansaço aos olhos. O que não proporciona aumento real de vendas. A visão é um fator crucial na nossa motivação para comprar. Mas, a visão em muitos casos não é tão poderosa quanto pensávamos. E o olfato e a audição são significativamente mais poderosos.
Na verdade, em uma ampla gama de categorias, audição e olfato podem ser ainda mais fortes do que a visão. As imagens visuais são muito mais eficazes e memoráveis quando estão associadas a outro sentido. As empresas estão descobrindo que, para nos cativar emocionalmente de forma plena, basta borrifar uma fragrância que nos remete à nossa memória afetiva.
Ter o marketing olfativo como aliado nas vendas é fundamental para o sucesso de uma marca.
O Olfato ativa várias regiões cerebrais exatamente iguais às ativadas pela imagem de um produto, ou seja, se você sente um aroma que remete à algum produto, automaticamente a imagem dele vem à sua memória.
Nem sempre o cliente tem a imagem do produto ou da marca, mas ao passar em um lugar com o mesmo aroma se lembrará dela instantaneamente.
Através da criação de uma identidade olfativa é possível fortalecer a marca e criar um vínculo poderoso.
Saber unir os diversos sentidos na construção de uma marca e trazer isso para o ponto de venda é um desafio. Mas quando feito de forma assertiva o resultado é um só: SUCESSO. Empresas que conseguem fazer o uso de forma adequada do marketing olfativo ganham em duas etapas, conquistando novos clientes e fidelizando seu cliente de uma forma única.