Texto Criado para o site https://sensorycosmeticos.com.br/ com foco em SEO
Já passou alguma vez em frente à uma loja de shopping e o aroma que vinha de lá te atraiu, e depois se lembrou daquela marca quando sentiu um cheiro parecido?
Ou ainda um exemplo mais fácil, quem resiste à pipoca do cinema quando sente aquele cheirinho delicioso? Não é à toa que esses aromas estão em locais estratégico, isso é marketing olfativo.
Ter uma identidade olfativa tem impacto direto no aumento do valor da marca
O conceito de marketing olfativo existe pois o olfato é o principal sentido ligado à memórias e lembranças. Isso permite que uma marca seja mais fácil de ser lembrada quando têm um aroma associado à ela.
Nosso cérebro é capaz de se lembrar de cheiros sentidos durante a nossa infância e através deles se recordar de fatos já esquecidos.
Além de permitir a memorização de uma marca com mais facilidade, a aromatização de um ambiente quando bem aplicada, faz que o cliente permaneça mais tempo, pois ele se sente à vontade. E quanto maior a permanência de um cliente dentro de um estabelecimento comercial, maiores são as oportunidades de compra, o que causa um impacto direto na lucratividade da empresa.
Diversos tipos de ambientes podem receber uma aromatização personalizada
O marketing olfativo é aplicável não só em lojas, mas também em qualquer ambiente que receba um cliente, como consultórios médicos e clínicas por exemplo. Muitas vezes o tempo de espera nesses locais é um pouco maior do que o paciente gostaria, e ter um ambiente com aroma próprio, que acalma e relaxa, faz dessa experiência uma lembrança muito benéfica à respeito desse serviço.
Mas devemos nos lembrar que o marketing olfativo não se trata de simplesmente usar qualquer aroma em um ambiente. Cada tipo de negócio, requer uma fragrância específica para seu público, além de outros fatores como, tamanho do espaço, média de pessoas que têm acesso, tempo de permanência média e muitos outros fatores que precisam de uma análise.
Para realmente converter o marketing olfativo em uma experiência que ficará na lembrança de seu cliente como um ponto positivo para sua marca, ele precisa ser bem aplicado.
Agora que você já conhece os benefícios do Marketing Olfativo, que tal uma consultoria exclusiva com a Sensory, especialista em identidade olfativa?