Texto Criado para o site https://sensorycosmeticos.com.br/ com foco em SEO
O que vale mais para sua marca, vender mais durante um curto período ou estar presente na memória do consumidor?
Muitas vezes a pressão pelo resultado é tão grande que esquecemos de planejar a longo prazo. E claro que a venda é essencial para qualquer empresa.
Mas como garantir uma venda contínua?
O cliente mais seguro que temos que manter próximo, é aquele que já experimentou a marca uma vez. Garantir seu retorno é difícil, mas manter um cliente tem um custo mais baixo do que correr atrás de novos.
E é nesse momento que entra a identidade olfativa de uma marca.
A identidade olfativa vai além da aromatização de ambiente
Para gerar uma relação de valor entre marca e cliente é preciso antes de tudo compreender esse consumidor, além de entender o que o leva a optar por determinada marca. É esse valor que ele enxerga ao fazer sua escolha, que precisa ser analisada.
Depois ainda existe um estudo à respeito da relação entre marca e produto, produto e fragrância, levando em consideração o contexto de uso.
A identidade criada após essa análise é o que reforça a ligação entre marcas e consumidores, descobrindo conceitos e valores de marca, traduzindo-os em soluções olfativas.
Colocar em prática também é essencial para o resultado do marketing olfativo.
A identidade olfativa pode se estender para diversas áreas ou produtos, desde a aromatização de ambientes que recebam público, até a criação de um produto final, uma fragrância exclusiva por exemplo.
À princípio podemos citar algumas relações básicas entre aroma, percepção do cliente e serviço:
RELAXAMENTO
Fragrâncias como a lavanda são indicadas para clínicas odontológicas de saúde e estéticas, pois trazem sensação de tranquilidade
FRESCOR
Ambientes grandes e arejados, como shoppings e saguões de hotéis pedem notas que transmitam a sensação de limpeza, como verbena e capim-limão
ROMANTISMO
Os aromas florais trazem uma atmosfera mais romântica e inocente. São indicados para empórios, lojas de moda feminina mais clássicas e de roupas infantis.
ENERGIA
Os cítricos são indicados para academias de ginásticas e outras áreas para prática de esporte. Essas fragrâncias transmitem uma sensação revigorante e energizante
ESTABILIDADE
Lojas de roupas masculinas, barbearias e ambientes mais sóbrios, como escritórios de advocacia, pedem notas amadeiradas, que transmitem sensação de confiança
AQUECIMENTO
A baunilha, a canela e o almíscar são notas quentes que rementem ao calor da pele. Portanto, são as mais indicadas para ambientes que vendam lingerie e roupas femininas mais sensuais.
Mas isso tudo é apenas o básico, imagina ter um aroma desenvolvido para seu público, construído com a base da sua marca, o efeito é ainda maior.
Num primeiro momento a identidade olfativa é usada para criar um vínculo entre marca e cliente
Usada no ambiente, leva esse cliente à recordar de aromas afetivos. Esse é o princípio do marketing olfativo e precisa ser criado com muito cuidado para ser assertivo.
Esse aroma criado para a marca, além de compor seu ambiente, pode partir para um novo produto da marca. Uma grife pode ter um perfume, uma dermatologista pode ter um dermocosmético, uma loja pode oferecer um home spray próprio. As opções são grandes nesse momento, podendo abranger os mais variados tipos de serviços e varejo.
Além de marcas a identidade olfativa pode ser criada para um evento específico, como um casamento ou um evento corporativo. Ficando presente no ambiente, nos itens perfumados como sabonetes e em brindes.
O importante é que os produtos derivam dessa identidade criada e depois se estenda à uma linha, baseada na mesma família olfativa, mas com aromas diferentes, atingindo assim um público ainda maior.
Todo processo de consumo é uma experiência
Clientes querem e precisam passar por uma boa experiência de consumo, seja ao comprar um produto, ao ser atendido em uma loja, eles necessitam se sentir bem no ambiente, ao utilizar um serviço.
À partir do momento que você cria um vínculo com seu cliente, e esse se torna fiel a sua marca e enxerga um valor ainda maior em seus produtos ou serviços, a venda se torna um processo natural.