A aromatização além de proporcionar um ambiente agradável, pode ser um fator decisivo no processo de decisão de compra.
Um aroma desperta diversos tipos de sensações e reações. Isso acontece porque estimula células nervosas, atingindo o sistema límbico fazendo com que o cérebro libere relaxantes ou estimulantes naturais.
Afim de maximizar os efeitos do aroma no relacionamento entre cliente e empresa, surgiu o Marketing Olfativo.
Agindo como uma forma de atrair, manter e deixar à vontade clientes e consumidores em locais como lojas, consultórios, hotéis, spas, clínicas de saúde e estética, salões de beleza, escritórios e eventos.
Uma pesquisa comportamental realizada na Alemanha mostrou que o uso de fragrâncias personalizadas aumenta em 15,9% o tempo de permanência do cliente no ponto de venda, em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas reais.
Isso acontece pois o olfato não apenas influencia a memória, mas também afeta a tomada de decisão das pessoas. Especificamente na área de consumo. O ser humano lembra até 35% do que cheira. Em comparação, se recorda apenas de 5% do que vê.
O processo de decisão de compra pode acontecer em vários momentos do ciclo de consumo.
A compra por impulso é aquela que é altamente influenciada pelo ambiente, e quanto mais tempo um cliente permanece, maior a chance de compra por impulso.
Já na compra planejada, esse cliente passará por diversas etapas, e decidirá pela compra ou uso de serviço da empresa que lhe traga boas lembranças sobre experiência de consumo.
Nos dois casos, a empresa que tem seu ambiente aromatizado adequadamente, sai na frente de seus concorrentes, seja mantendo esse cliente por mais tempo, ou criando uma memória olfativa.
O Marketing Olfativo pode proporcionar uma melhor experiência tanto aos clientes quanto às próprias organizações que o utiliza.
Em relação aos clientes, eles passam a se sentir valorizados, criam um afeto pela marca, constroem uma relação com ela, passam a expressar preferência, notam sua existência, e podem, em geral, se fidelizar a ela. No que se refere às organizações, elas se beneficiam através da conquista e fidelização de clientes, do reconhecimento da marca diante de outras, da geração de valor a marca.