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Você conhece o poder de fidelização do ambiente da sua empresa? Manter um cliente fiel despende um custo muito menor do que atrair novos clientes e o final de ano é uma época importante também para fidelizar.
Além disso manter seu cliente mais tempo no ambiente garante mais vendas. Por onde começar?
O cliente utiliza todos os sentidos quando passa pela experiência de consumo.
E o primeiro é a VISÃO. Garanta que os itens que você quer que ele encontre mais rápido estejam à mão.
Quando falamos de varejo, estabelecer um trajeto que você espera que seu cliente percorra é muito importante, tenha um olhar mais amplo e teste vários percursos entre os produtos até chegar no ideal. Peças pequenas mas que tem um bom lucro podem ficar perto do caixa, assim podem ser notadas pelo cliente quando ele estiver lá.
O PALADAR é algo tão pessoal e instintivo, estar num ambiente que ofereça um café, uma água, um petisco é agradável e fundamental para seu cliente lembrar bem da sua empresa.
Tenha pontos de descanso, muitas vezes seus clientes estão acompanhados, e ter um espaço para espera bem agradável pode aumentar o tempo de permanência desse cliente.
E deixamos os pontos mais importantes para o final, a AUDIÇÃO e o OLFATO.
O som ambiente é um fator importante a considerar na sua loja.
Talvez você já tenha ouvido falar que as cores das paredes do estabelecimento influenciam no tempo de permanência dos clientes dentro da loja. Mas e quanto ao som ambiente? Ele também é fator importante e afeta a maneira como o seu cliente irá se sentir, o que acaba levando ele a consumir mais ou menos.
Na hora de escolher a música ambiente nem sempre o que você gosta é o que seu público gostaria de ouvir. Fazer um estudo de público e ambiente é ideal para descobrir o estilo, o volume, quando mudar e tudo mais.
Da mesma forma que a música é capaz de manter um pessoa no ambiente por muito mais tempo, também pode fazer ela sair bem rápido.
O OLFATO é o sentido mais importante e aumenta o poder de fidelização do ambiente. A experiência de compra só é completa com um ambiente bem aromatizado.
Borrifar um cheirinho é suficiente? Não! A aromatização precisa ser aplicada de maneira correta e assertiva, assim como a música, quando feita de qualquer jeito, pode afastar seus clientes.
Entender seu público, seu mercado e o poder do olfato é fundamental na escolha do aroma.
O olfato desperta memórias, cria vínculo, traz seu cliente para perto da sua marca e faz que ela fique na memória do consumidor.
Criar essa memória é a chave para trazer esse cliente mais vezes para reviver essa experiência.
A aromatização pode ajudar a aumentar as vendas, mantendo o cliente mais tempo no estabelecimento, as vendas fluem mais fácil. Comprovadamente existe um aumento real de mais de 15% nas vendas em ambientes com projetos de aromatização.