Texto Criado para o site https://sensorycosmeticos.com.br/ com foco em SEO
O olfato é o sentido talvez mais menosprezado porém é o mais poderoso que temos. Desde quando bebês, os seres humanos já são capazes de reconhecer a mãe pelo cheiro logo nas primeiras semanas de vida. E isso pode se dar porque cada pessoa tem um aroma diferente, como se fosse uma impressão digital.
A capacidade de diferenciar um cheiro de outro é tão grande que podemos identificar o aroma de uma pessoa que temos intimidade mesmo quando ela usa um perfume.
O cérebro processa o aroma antes dele ser percebido
Qualquer cheiro é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado. Um simples perfume pode provocar uma reação emocional espontânea antes mesmo do nosso cérebro processar a fragrância captada.
O olfato desperta memórias muito mais intensas e viscerais do que outros sentidos, como a audição, o toque e a visão. Isso acontece pois o córtex olfativo tem uma ligação direta com o hipocampo, onde são processadas as memórias.
Nosso cérebro armazena inúmeras lembranças. Quando ativado por um estímulo externo, que é o aroma, o cérebro desencadeia uma reação neurológica na memória, associando tal cheiro a fatos importantes da nossa vida.
Essa ligação do olfato com a memória é tão importante que já foi constatado que, pessoas com problemas olfativos às vezes não conseguem evocar situações com facilidade.
A memória olfativa é um forte aliado do marketing
Através de diversos estudos sobre o poder do olfato e das outras sensações, surgiu o neuromarketing. O marketing olfativo é uma forma estratégica para manter o cliente mais tempo na sua loja ou empresa através da memória afetiva, ativada pelo olfato.
Utilizar esse recurso, além de despertar uma sensação de bem-estar e conforto, pode desencadear uma lembrança positiva.
Essa técnica permite que toda vez que o cliente sentir uma fragrância parecida, lembre-se da sua marca ou produto instantaneamente.
A dica é saber escolher o aroma adequado com o ramo de atuação do seu produto ou serviço.
Conhecido há muitos anos pela aromaterapia, é sabido que os cheiros interferem no comportamento humano e na sua expressão emocional.
Esse sentido tão primitivo é capaz de influenciar nossas escolhas, nosso comportamento de consumo, e a forma como nos lembramos não só de outras pessoas, mas também de um produto ou uma marca.